Por Raquel Wandelli / Jornalistas Livres
Graças ao esforco da oposição e dos movimentos ambientais e pela segurança alimentar, a Câmara de Vereadores decidiu ontem à noite aprovar por unanimidade o Projeto de Lei que torna Florianópolis Zona Livre de Agrotóxico. De autoria do vereador Marquito (PSoL), o projeto tende a fazer de Florianópolis a primeira capital 100% agroecológica do país.
O marco decisivo para a proibição dos agrotóxicos na chamada “Ilha da Magia” foi a publicação do dossiê elaborado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em 2018. Com base em notas técnicas de institutos de pesquisas, Ongs e instituições governamentais, esse dossiê confirmou a incidência de câncer e de outros efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil.
Na defesa do projeto, foi fundamental o argumento de que os agrotóxicos não estão apenas nos alimentos, mas contaminam o solo, o ar, a água e representam um impacto muito negativo para a biodiversidade. Em 2017, 54,36% dos produtos agrícolas analisados em Santa Catarina apresentaram resíduos e 18,12% estavam fora dos padrões legais.
Beba na Fonte>
https://jornalistaslivres.org/aprovado-projeto-de-lei-que-torna-floripa-zona-livre-de-agrotoxicos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário