quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Divisa entre Laguna e Imbituba pode ter praça de pedágio

Preparem seus bolsos que mais imposto vem aí.(Foto: Diário Alto Vale)

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve lançar nos próximos meses minutas do contrato de exploração e dos estudos de viabilidade visando a concessão do trecho Sul da BR – 101.

O trecho a ser concedido tem 220,42 km de extensão e passa pelos municípios de Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Jaguaruna, Criciúma, Araranguá, Sombrio e São João do Sul. O empreendimento prevê investimentos de R$ 6,5 bilhões, sendo R$ 2,9 bilhões em investimentos e R$ 3,6 bilhões em custos operacionais, nos 30 anos de duração da concessão. A previsão é que o leilão ocorra no terceiro trimestre de 2019.

Foram definidas quatro praças de pedágio: Laguna, Tubarão, Araranguá e São João do Sul. A previsão é que o valor seja de R$ 3,98.

O prefeito de Laguna Mauro Candemil ( MDB) defende o pedágio argumentando explicando que em Laguna a praça de pedágio que deverá ser implantada será na região de Nova Fazenda. “...fiz defesa oral pela manutenção de uma praça em Laguna, construção de marginais de Bentos à Itapirubá, melhoria do trevo de acesso em Laguna e inclusão nos pedágios do custo de iluminação da Ponte Anita Garibaldi, trevo, túneis e passarelas”, explicou.

ARGUMENTOS DA ANTT

Segundo a ANTT, os estudos indicam que devem ser gerados 1.540 empregos, sendo 1.030 diretos e 510 indiretos com geração de R$ 574 milhões em impostos ao longo 30 anos, R$ 23 milhões em pesquisas de desenvolvimento tecnológico e R$ 13 milhões em programas de segurança de trânsito.
Entre os benefícios citados estão a redução dos custos operacionais, no tempo de viagem, aumento conforto do usuário e redução de acidentes.

Com a concessão, no primeiro ano haverão intervenções emergencial e nova sinalização. Do segundo ao quinto ano será feita a recuperação integral com novo pavimento. Projeta-se a abertura de 7 novas vias marginais em Garopaba, Imbituba, Capivari, Tubarão, Criciúma, Araranguá e São João do Sul. A ampliação de capacidade com faixas adicionais está prevista a partir do 19º ano.

POSIÇÃO DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DE SC

Candidato do PSL Comandante Moises defende a privatização de rodovias, já seu Gerson Merírio (PSD) é contra pedágios que segundo ele é um novo imposto.

Segundo Merísio o estado pode perfeitamente atuar na manunteção das rodovias com recursos próprios e com arrecadações junto ao governo federal.

E você cidadão é contra ou a favor do novo imposto?

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