quinta-feira, 5 de julho de 2018

Jornalistas Erram: Orgânicos Não Serão Proibidos nos Supermercados

Quem interessa prejudicar o autor do projeto, Deputado Edinho Bez (SC) que só pensou em preservar o direito do consumidor?

Apesar de inúmeras notícias publicadas e de discussões acirradas movidas por influenciadores da gastronomia, nutricionistas e jornalistas em geral, os alimentos orgânicos continuarão a ser comercializados em supermercados e em todos os outros pontos comerciais do Brasil.

A confusão se deu devido a uma má-interpretação do texto do Projeto de Lei 4.576 de 2016, que, pra começo de conversa, legisla apenas sobre a venda direta de orgânicos. (Atenção: supermercados, mercados e afins praticam venda indireta).

Nos casos de venda direta, que é aquela realizada entre produtores e consumidores, sem intermediários, o projeto diz que apenas agricultores familiares credenciados poderão vender orgânicos sem certificação

Em Tempo*
Venda Direta é aquela realizada entre Produtor e Consumidor, sem a existência de intermediários na relação. Supermercados fazem venda indireta, ou seja, eles intermedeiam a relação entre produtor e consumidor.

Entretanto, os influencers começaram a levantar suspeitas e criar especulações sobre coisas que não estão no projeto. "Tudo o que é proibido, vem expresso", afirma o Deputado Roberto Balestra (PP-GO), presidente da Comissão de Agricultura, sobre a forma dos dispositivos de leis.

Explicação rápida: em uma lei ou projeto de lei, todos os artigos (dispositivos) que falam sobre proibições precisam estar explícitos. Não existem subentendidos sobre aquilo que se proíbe. Contra as teorias de conspiração: sobre as coisas que são permitidas, sim, pode haver "ambiguidades".

E mais, além de o projeto não proibir absolutamente nada, a serventia do PL é praticamente nula. "Ele é só um discurso, uma intenção de impedir fraudes, mas não propõe nada de concreto", afirma Gerson Teixeira, Assessor Técnico da Bancada do PT.

Basta comparar o texto anterior (da Lei 10.831, de 2003), com o do presente projeto (consulte aqui), para encontrar apenas uma informação importante: é crime vender produto convencional como se fosse orgânico.

Ainda de acordo com o deputado Balestra, toda esta comoção e mal-entendidos deveu-se a participação de Luiz Nishimori (PR-PR) como relator do projeto. "O Nishimori também foi o relator no projeto dos pesticidas", afirma Balestra. "Por isso, querem atingi-lo também no projeto dos orgânicos".

Ou seja, confundiram alhos com bugalhos ao tentar pegar o bonde dos pesticidas pra criticar um projeto inócuo. "A bancada do PT está totalmente orientada por uma política nacional de redução de agrotóxicos", afirma Gerson Teixeira. "Mas votaram todos a favor do projeto de lei dos orgânicos".

O PL 4.576 de 2016 foi votado por unanimidade pelos 55 deputados que estiveram presentes em reunião ordinária no dia 13 de junho.

Confira os deputados a favor do Projeto de Lei 4.576 de 2016:


Com informações do Pensecomida.com.br

Nenhum comentário: