segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Saúde recomenda vacina contra febre amarela em novos municípios de SC, entre eles Imbituba e Laguna

O que explica a Secretaria de Saúde de Imbituba não apresentar calendário de vacinação da febre amarela?


Devido a grande procura da população pela vacina da febre amarela no estado, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica - DIVE de Santa Catarina definiu algumas regras para a vacinação nos municípios.

A vacina da febre amarela passou a fazer parte do calendário vacinal para crianças aos nove meses de idade, nascidas a partir do ano de 2017, em todo estado de Santa Catarina e para pessoas com idade entre 9 meses a 59 anos que irão viajar para áreas com recomendação de vacinação. A imunização não faz parte do calendário nacional do Sistema Único de Saúde para toda a população, somente em alguns estados considerados Áreas com Recomendação da Vacina.

As pessoas que irão se deslocar para áreas com recomendação da vacinação contra a febre amarela, devem receber a dose com no mínimo dez dias de antecedência.

Em Imbituba cidade portuária onde centenas de  containers e caminhões passam  diariamente pela cidade vindos de áreas de risco, como o estado de São Paulo, a prevenção é precária.

Basta consultar o canal saúde e o site oficial da prefeitura e inexplicavelmente não encontramos orientações e muito menos calendário de vacinações.

O que explica um município comandado por um médico e a secretaria de saúde por uma enfermeira ter tanto desleixo para com a saúde pública?

Na cidade os problemas se avolumam e a inercia é regra.
  
Em Laguna a partir desta semana as vacinas serão centralizadas em duas unidades de saúde, no Mar Grosso e na Central (Carioca). Além disso, deverão ser previamente agendadas para não haver desperdício das vacinas, pois cada frasco possui cinco doses e após reconstituição do frasco elas tem validade de apenas seis horas.

Locais e Horários de Atendimento:

1 - Unidade Sanitária Central Ivania Fretta Moreira (Posto da Carioca): 8h às 14h

2 - Unidade Básica de Saúde Mar Grosso: 08h às 11hs.

População-Alvo:

1 - Viajantes para áreas com recomendação para vacinação, de nove meses a 59 anos de idade. As áreas com recomendação da vacina pode ser acessada através do link http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/listavacinacaofa.pdf

2 – Crianças entre 09 meses a 10 meses e 29 dias passam a ter direito de receber a vacina, independentemente de irem ou não viajar para áreas com recomendação da vacina.

Surto de Febre Amarela:

O Brasil enfrentou em 2016/2017 um grande surto de febre amarela, envolvendo principalmente os estados da região Sudeste, com destaque para Minas Gerais e Espírito Santo. Embora o número de casos humanos de febre amarela confirmados seja maior que o observado em surtos anteriores, ressalta-se que todos esses casos são de residentes em zonas rurais ou que tiveram contato com áreas silvestres por motivos de trabalho ou de lazer.

O que é Febre Amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.


Fontes: Prefeitura de Laguna, Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: