segunda-feira, 9 de outubro de 2017

A CANALHICE CONTINUA

O ex-senador Nelson Wedekin divulgou hoje um texto em que responde à nota da auto-intitulada "Rede de Controle da Gestão Pública"

"NUNCA HOUVE PRISÃO TÃO DESNECESSÁRIA”

Por Nelson Wedekin

A Rede de Controle da Gestão Pública no Estado de Santa Catarina emitiu nota , com o apoio do Ministério Público Federal, para justificar as ações das autoridades de Estado na prisão do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

A prisão temporária de Cancellier, segundo a nota, foi "entendida como necessária pela Polícia Federal, chancelada pelo Ministério Público Federal e firmada pela Justiça Federal ". Prisão necessária, na avaliação de autoridades de Estado, ainda que Cancellier não tivesse antecedentes criminais, morasse em endereço certo, não tivesse intenção de fuga, pudesse ser localizado a qualquer hora na Universidade onde era o reitor.

Senhores da Rede : a prisão de Cancellier foi necessária única e exclusivamente porque autoridades de Estado concordaram entre si, do alto de seu poder discricionário, que era necessária. Nunca houve prisão tão desnecessária.
Segundo a tal Rede, tudo se deu nos trâmites normais na lei, por causa de fatos "comprovados nos autos". Os fatos comprovados, até agora, foram a prisão temporária do reitor, a revista íntima, a roupa laranja de presidiário, as correntes nos pés e as algemas nas mãos do ex-reitor. Fato comprovado foi a operação ruidosa, o espetáculo de mídia, que envolveu 105 agentes federais, e que bem contada, custou aos cofres da Nação mais do que o valor dos recursos supostamente desviados. Fato cada vez mais comprovado foi a demonstração desproporcional de poder e força bruta, consumada por autoridades de Estado.

A Rede atesta que a operação "Ouvidos Moucos" foi realizada por agentes acima de qualquer suspeita, "já provados em outras circunstâncias". E por que o ex-reitor Cancellier não era acima de qualquer suspeita? Quem lhes outorgou o título de "acima de qualquer suspeita", só a eles, e a ninguém mais? Podem dizer-se acima de qualquer suspeita, e distribuir suspeições a seu talante e gosto?

A nota da Rede - Rede que apareceu de repente, não se sabe de onde - também assinala que "não é possível e tão pouco (sic) responsável concluir que todos erraram em sua atuação, achincalhando instituições e pessoas que têm prestados relevantes serviços ao país ". Instituições não erram. São as pessoas que erram. E aquelas autoridades específicas, mencionadas na nota, erraram, sim, e do erro grave, da falta de medida, da atuação imoderada, da ação temerária resultou uma tragédia.

Falam de instituições, mas não lembram que a ação desastrada envolvia a instituição UFSC, no mínimo tão respeitável quanto às que eles servem. Também não lhes passou pela cabeça que, além deles, existem outras tantas pessoas que também têm serviços relevantes prestados ao país.

Quando os senhores descobrirem, enfim, que não lhes pertence o monopólio da virtude, da honestidade, da exação no cumprimento do dever, e dos bons serviços prestados ao país, talvez cometam menos equívocos e menos ações temerárias, evitem linchamentos morais e tragédias como a do professor Cancellier. Talvez se tornem mais humanos."

Nenhum comentário: