quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Estudantes têm de remover pinturas em Centro histórico

Durante atividade da Semana Acadêmica na Udesc, alguns alunos fizeram uma intervenção em Laguna sem autorização do Iphan.

Uma atividade realizada por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Udesc, em Laguna, durante a Semana Acadêmica do curso, provocou polêmica e dividiu opiniões na cidade. Na segunda-feira, um grupo que participava da chamada vivência “Cultura em Meio ao Caos” pintou com tintas coloridas alguns elementos do Centro histórico, que é protegido por tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sem autorização do Iphan, os estudantes coloriram estruturas como postes e tapumes de obras em andamento, além de trechos de algumas calçadas. Diante da repercussão negativa, o Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Udesc divulgou ontem uma nota em que critica as intervenções feitas durante a vivência “Cultura em Meio ao Caos”, cuja atividade foi organizada e ministrada por acadêmicos.

O Centro alega que, durante a inscrição da atividade como parte da programação da Semana Acadêmica, não recebeu a informação de que “as intervenções seriam de tamanho porte e principalmente que as mesmas não haviam sido autorizadas pelo Iphan”.

“As oficinas e vivências que ocorrem durante a SemanARQ são de responsabilidade dos estudantes, tanto na organização, quanto na viabilização legal e de infraestrutura. Se o Centro tivesse conhecimento da inviabilidade legal da vivência, a intervenção não teria ocorrido”, afirma.

Os membros do Centro se dizem desapontados com o fato e afirmam em nota que estão providenciando a limpeza e a recuperação dos danos. “As ações de poucos estudantes desinformados ultrapassou a responsabilidade e a autorização tanto do Centro Acadêmico quanto da própria Udesc”, criticam no documento.


O Iphan em Laguna já notificou o Centro e a universidade estadual, que têm até amanhã para remover as pinturas.

Fonte Notisul

Nenhum comentário: