terça-feira, 2 de maio de 2017

Ao vivo: STF decide prisão de Dirceu e futuro da Lava Jato


Do Jornal GGN

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, na sessão desta terça-feira (02), o pedido de habeas corpus que pode libertar o ex-ministro José Dirceu da prisão decretada por Sérgio Moro, da Vara Federal de Curitiba. Preso desde 2015, Dirceu recorre alegando abusos de Moro, e a decisão do Supremo poderá decidir o futuro da Operação Lava Jato.

Isso porque o que se discutirá entre os ministros do Supremo é a validade das prisões por tempo indeterminado ordenadas por Moro, no Paraná. Até o momento, apenas o relator dos processos na última instância, Edson Fachin, votou pela manutenção da prisão de Dirceu.  A jornalista Vera Magalhães (Estadão) apurou, junto a alguns ministros, em off, que a tendência é de vitória de Dirceu no STF.

No mesmo dia em que o ex-ministro deve ter seu recurso julgado pelo STF, os procuradores do Paraná ofereceram mais uma denúncia contra Dirceu, desta vez, acusado de receber propina das empreiteiras Engevix e UTC, entre 2011 e 2014, no valor de R$ 2,4 milhões.

O advogado de Dirceu denunciou que a acusação é requentada, pois as informações foram usadas no primeiro pedido de prisão preventiva contra o ex-ministro.

Sobre a possibilidade aventada de influência dessa nova denúncia no julgamento pela Suprema Corte, o ministro Gilmar Mendes declarou que não haverá nenhum impacto: "Como se a gente... É o rabo abanando o cachorro. Se eles imaginam que vão constranger o Supremo, o Supremo deixava de ser Supremo", disse Gilmar.

Em off, ministros disseram à Jornalista Vera Magalhães que a investida da Lava Jato para intimidar o Supremo perante a opinião pública "não muda nada, mas irrita".

Na semana passada, o Supremo mandou soltar o pecuarista José Carlos Bumlai e o ex-tesoureiro do PP João Carlos Genu. Na decisão, a maioria da 2ª Turma ainda destacou a banalização das prisões preventivas na Lava Jato.


Nenhum comentário: