sábado, 1 de abril de 2017

Precisamos falar sobre depressão pós-sexo


Do Metrópoles

Como você costuma se sentir depois de uma relação sexual? Algumas pessoas experimentam tristeza, estresse e uma angústia inexplicável. A depressão pós-sexo pode ocorrer inclusive depois de boas transas.

O nome oficial para essa melancolia inesperada é disforia pós-coito. A terapeuta sexual Denise Knowles afirma que esse não é um problema raro. “Não é incomum sentir-se triste depois do sexo. Não é necessariamente devido a um trauma ou arrependimento. Não significa, necessariamente, que algo sinistro está acontecendo”, explicou ao jornal Independent.

A explosão de hormônios no corpo após o sexo, incluindo endorfinas, oxitocina e prolactina pode ajudar a entender esse fenômeno.

“Ter relações sexuais é um ato extremamente íntimo e um orgasmo libera muitas substâncias. Esses hormônios caem após o pico do gozo e uma sensação de tristeza pode vir em seguida”, disse a terapeuta.

Estudo recente sobre depressão pós-coito realizado na Austrália pela Universidade de Tecnologia de Queensland revelou que 46% das 230 participantes do sexo feminino tiveram o problema “algumas vezes” no último mês. Os pesquisadores descobriram que a intimidade das relações não afetava essa reação.

Outra pesquisa, em 2011, apontou que um terço das mulheres pode sentir tristeza mesmo após fazer sexo considerado satisfatório. A terapeuta Denise Knowles enfatiza que o sentimento regular de angústia após o sexo não deve ser ignorado ou tratado como algo normal. Pode ser, inclusive, resultado de alguma repressão sexual do passado.


“Se você está se sentindo chateada (o) com frequência e não é apenas pela separação natural após o sexo, esse sentimento precisa ser explorado. Pode ser indicativo de um problema maior. Procure terapia sexual e aconselhamento. Pode ser um problema na relação como um todo.”

Nenhum comentário: