Créditos: RDL Aeroportos/DS
Do Diário do Sul
Um principio de incêndio na madrugada de segunda-feira
atingiu a sala de informática do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em
Jaguaruna, de onde são distribuídas a internet e as transmissões de telefone.
O incêndio foi causado por um curto-circuito e
combatido pela base do Corpo de Bombeiros localizada dentro do aeroporto. Em
função do problema o primeiro voo diário, da companhia aérea Azul, foi
cancelado, pois o procedimento de check-in não pôde ser realizado.
No meio da manhã, por volta das 10h, porém, o problema
havia sido solucionado e o sistema estava operacional. O voo da companhia aérea
Latam teve decolagem normal do aeroporto. Por uma decisão da empresa, a Azul
cancelou também o voo do período da tarde.
De acordo com informações da Agência de Desenvolvimento
Regional (ADR), os passageiros optaram por se deslocar até o Aeroporto Hercílio
Luz, em Florianópolis, ou até o Salgado Filho, em Porto Alegre, para pegar
outros voos. Ainda conforme a ADR, todos os voos da Latam e da Azul que
diariamente são feitos do aeroporto estarão normalizados hoje.
Ontem à tarde, o sistema de telefonia do aeroporto
ainda não estava em funcionamento, o que dificultou o acesso de informações de
passageiros que ficaram com dúvidas sobre os voos.
Avaliação
positiva
Recentemente, o aeroporto foi inspecionado pela Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac) e teve avaliação bastante positiva em relação
a vários pontos. De acordo com o gerente de navegação aérea da RDL, Pedro Luis
Machado, o relatório final da agência apontou fatores positivos, como equipe de
profissionais, estrutura, organização, limpeza e outros.
A inspeção é feita de forma não programada pela Anac,
que visita os aeroportos do país de tempos em tempos. O terminal foi avaliado
em relação a manutenção, operação, bombeiros, segurança do aeródromo, setor
administrativo e tráfego aéreo. O local hoje é administrado pela RDL
Aeroportos.
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