terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Quatro Vereadores de Capivarí de baixo tem prisão prorrogada

Foto Diário do Sul

População de Capivarí de Baixo, cidade luz, localizada no Sul do Estado de SC vive um sentimento misto de perplexidade e indignação.
Nada mais nada menos que quatro vereadores são presos acusados de corrupção pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Criciúma e Florianópolis, com o apoio da promotoria de justiça de Capivari.
Jornal Diário do Sul repercute a atual situação dos quatro vereadores. 

Leia a matéria na integra:

Do Diário do Sul

Vereadores de Capivari de Baixo têm prisão prorrogada
Os quatro vereadores de Capivari de Baixo presos na última semana tiveram a prisão temporária prorrogada por mais cinco dias. O pedido foi feito pelo Ministério Público de Capivari e acatado na última sexta-feira. Um outro vereador foi apenas afastado do cargo, mas chegou a prestar depoimento durante a investigação.

Os edis foram presos durante a etapa da operação que investiga indícios de crimes contra a administração pública. O primeiro a ser detido foi o vereador Arleis Flávio Nunes Ribeiro (PSDB). No caso dele, a prisão temporária de cinco dias terminaria no último sábado. Agora, com a decisão, Arleis permanece preso por mais cinco dias, a contar do domingo (dia 11). Os outros edis, Jean Corrêa Rodrigues (PSDB), Ismael Martins (PP) e Edison Cardoso Duarte (PMDB), também tiveram a prisão temporária prorrogada por cinco dias. Eles seriam liberados ontem. Com isso, os próximos cinco dias de detenção começam a contar a partir de hoje.

Todos os presos foram levados ao Presídio Regional de Tubarão por mandado de prisão temporária, que poderia ser estendida. A Promotoria apura indícios de que havia alguns edis que exigiam, mensalmente, parte do salário dos seus assessores, ocupantes de cargos em comissão. Estes não exerciam efetivamente nenhum trabalho na Câmara e desenvolveriam atividades particulares no horário em que deveriam prestar serviço no Poder Legislativo.

Todos os vereadores que foram presos durante a força-tarefa foram afastados dos seus cargos. Entre eles, Jean, Edson e Ismael foram reeleitos, mas correm o risco de não serem diplomados, o que pode mudar a configuração da Câmara no próximo ano.

Sessão da Câmara ocorreu normalmente

Com o afastamento dos cinco vereadores, quatro deles presos, o Legislativo de Capivari de Baixo elegeu na sexta-feira a nova mesa diretora, tendo, na ocasião, como presidente interino Elto Aguiar Ramos (PP).

A nova mesa diretora está composta pelo presidente Arlei da Silva (PPS), o vice-presidente Fernando Oliveira da Silva (PSB), o primeiro-secretário José Nazareno Correa (PT) e Elton permanecendo como segundo-secretário. Com a nova composição, afirma Elto, a sessão marcada para ontem à noite ocorreu normalmente.

“Durante a sessão, houve a primeira votação para aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Na segunda-feira da próxima semana, estará em segunda votação. Temos muito compromisso para ser honrado”, afirma.

Nenhum comentário: