sábado, 12 de novembro de 2016

Futebol além do futebol


Por Juca Kfouri em seu blog

Recentemente, o técnico da seleção uruguaia, Óscar Tabárez, afirmou que “o futebol é uma excelente desculpa para falar de coisas mais importantes do que o futebol”.
E é com esse olhar que o livro “Além das Quatro Linhas” é lançado pela editora Vento Norte Cartonero.

A obra é uma compilação de reportagens do jornalista Roberto Jardim que têm o esporte mais popular do mundo com ponto de partida, mas que, como diz o título, vai além.

Dividido como uma partida, o livro reúne textos que resgatam alguns fatos históricos passados no Sul da América do Sul.

Na “primeira etapa”, duas matérias relatam episódios envolvendo futebol e as ditaduras do Chile e do Uruguai, nos anos 70.

No “intervalo”, um texto que resgata o único vexame da nefasta Operação Condor – que foi desvendado por dois jornalistas de Porto Alegre, pois um dos envolvidos era um ex-jogador de futebol. E, no “segundo tempo”, dois feitos marcantes do futebol da capital gaúcha protagonizados por Cruzeiro e São José.

Como diz o prefácio, assinado pelo jornalista Juca Kfouri, “Jardim tem o belo hábito de olhar para o futebol como uma forma de integração social, como mobilizador, não como alienante, equívoco frequente até entre gente que costuma pensar bem”. Kfouri finaliza: “Regar a plantinha da democracia é a tarefa de todos nós. Em todos os campos! Eduardo Galeano adoraria o livro de Roberto Jardim”.

LITERATURA CARTONETA – O movimento cartonero surgiu na Argentina por volta de 2001, período de uma grave crise econômica que deixou milhares de desempregados. Foi nessa época que o escritor Washinton Cucurto teve a ideia de fazer livros a partir do papelão recolhido nas ruas pelos desempregados que acabaram virando catadores.

Criado como uma espécie de fonte alternativa de renda acabou se tornando um fenômeno no país, com centenas de livros comercializados diariamente. A partir de então, a literatura cartonera virou uma tendência entre editoras alternativas dos países latino-americanos – com trabalhos espalhados do Chile ao México – e uma espécie resistência na forma de disseminar a cultura do livro e de tentar, de alguma forma, promover o resgate da cidadania.

A Vento Norte é o projeto de um pequeno grupo de pessoas que reside na cidade de Santa Maria (RS) direcionado a realizar de forma autogestionária, e sem vínculos nem apoio institucional de qualquer espécie, o trabalho de edição e circulação de livrinhos com capas de papelão confeccionadas a mão. Títulos de novos autores ou já publicados – a partir de cedência dos direitos – ajudam a construir um catálogo de literatura cartonera no Sul do Brasil.
Serviço

O que: lançamento do livro cartonero Além das Quatro Linha, coletânea de reportagens de Roberto Jardim.


Quando: 25 de novembro (sexta-feira), 19h

Onde: Brechó do Futebol, Rua Fernando Machado, 1188, Centro Histórico, Porto Alegre

Quanto: R$ 12

Como comprar: na hora ou por encomenda no facebook da Vento Norte 



Nenhum comentário: