segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Renovação nas prefeituras da região da Amurel


Como na grande maioria das 18 cidades da Amurel, em Braço do Norte, Imbituba, Laguna e Capivari de Baixo o resultado da votação para o comando das prefeituras foi marcado por renovação. Beto Kuerten (PSD), Rosenvaldo da Silva Júnior (PT), Mauro Candemil (PMDB) e Nivaldo Sousa (PSB) foram eleitos, respectivamente.

Com a coligação Um Novo Tempo, ao lado do vice, Ronaldo Fornaza (PP), Beto é o novo prefeito de Braço do Norte. Com 12.687 votos, sendo 64,36% dos votos contabilizados, Beto e Ronaldo vão comandar a cidade pelos próximos quatro anos. Ademir Matos (PMDB), que tentava a reeleição, recebeu 7.035 votos, ou seja, 35,67% de toda a votação na cidade.

“Não posso deixar de agradecer a Deus, por me ajudar a tornar o meu sonho realidade, e principalmente a minha família, que me apoiou incondicionalmente durante a minha ausência em casa nesses meses”, enfatiza Beto após a vitória. Ele foi eleito vereador em 2012 e de 2013 a 2015 foi secretário regional.

Em Imbituba, pela coligação De Mãos Limpas por Imbituba, Rosenvaldo, junto com seu vice, Luiz Gonzaga de Carvalho (PMDB), levou 16.336 votos, somando 62,24% dos votos. Já Christiano Lopes de Oliveira (PSD) e Rui Rodrigues (PSDB) receberam 37,76% dos votos, somando 9.910 votantes.

Com cinco coligações na disputa, Laguna elegeu Candemil (PMDB) com 10.250 votos, num total de 38,60%. Em segundo ficou Samir Ahmad (PP), com 7.674 votos e 28,90%. Em terceiro ficou Tanara Cidade (PT), com 7.034 votos e 26,59%. Em seguida aparece Renato Borges de Oliveira (PSC), que levou 1.594 votos, representando 6% da votação geral.

“Sou só felicidade neste momento. Limpa e sem ataques – esta é a resposta dada pela nossa luta e pela nossa campanha. Eu e o Júlio queremos cuidar com muito carinho das pessoas e das famílias lagunenses. Garanto que o que podemos oferecer desde o primeiro dia de governo é um prefeito com liderança e que vai dedicar todos os dias da vida pelos próximos quatros anos para melhorar esta cidade”, fala Mauro Candemil.

Com uma disputa apertada, em Capivari de Baixo a eleição foi definida voto a voto. Nivaldo Sousa (PSB), da coligação Pra Frente, Capivari, é o novo prefeito da cidade, com 7.143 votos (50,36%). Apesar de estar na frente durante a apuração por diversas vezes, sendo que por volta das 19h45 de ontem aparecia com o maior número de votos. Vicente Costa (PSD) conquistou 7.041 (49,64%).

“O resultado representa a vontade dos capivarienses. Esse era o sentimento na rua e nas casas. Nosso projeto prevê um destino diferente para Capivari. No dia 2 de janeiro iniciaremos a recuperação de nossa cidade. Nos próximos dias vamos buscar informações para planejar nossas ações. Faremos uma gestão transparente, com poucas secretarias e uma equipe pequena. O nosso compromisso será com a população. Nossa campanha foi feita pelas pessoas. Obrigado”, destaca Nivaldo.


PMDB e PSD lideram comando

O resultado das eleições nas 18 cidades da Amurel foi marcado por renovação. Em Laguna, Imbituba, Gravatal, Armazém, São Martinho, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Pedras Grandes e Jaguaruna, os atuais prefeitos não concorreram neste pleito. Já nas demais, Santa Rosa de Lima, Tubarão, Imaruí, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Treze de Maio e Braço do Norte, apenas São Ludgero teve o atual prefeito, Volnei Weber, reeleito, com 5.841 dos votos.

Dos partidos que vão ocupar a majoritária na região, o PMDB lidera, assim como no resultado das duas eleições anteriores. Ao todo, seis cidades terão o comando do partido, sendo elas Gravatal, com Edvaldo Bez, que recebeu 3.759; Laguna, com Mauro Candemil, que teve 10.250 votos; Pescaria Brava, onde Deyvison Souza levou 2.751 votos; Robson Back, em São Martinho, que recebeu 1.566 votos; e São Ludgero, com Volnei, citado acima. Por fim, em Jaguaruna Edenilson Montini foi eleito com 6.455 votos.

O segundo partido com maior número de prefeitos eleitos este ano é o PSD. Contrariando as eleições de 2012, quando ao lado do PT foi o partido com o menor número de representantes. Nas eleições deste ano, o partido deu vaga a cinco prefeituras da região, sendo elas Imaruí, com Rui José Candemil Junior, eleito com 3.666; Pedras Grandes, tendo como prefeito eleito com 1.844 votos Xixo; Grão-Pará, com 2.770 votos para Marcio Borba Blasius; Rio Fortuna, tendo elegido Lindomar Ballmann com 2.350 votos; e Braço do Norte, sendo Beto Kuerten o prefeito, com 12.687 votos.

Já o PP, que em 2012 elegeu seis prefeitos, para a próxima gestão terá apenas quatro. Eles vão comandar a prefeitura em Tubarão com Joares Ponticelli, eleito com 26.555 votos, seguido de Armazém, onde foi eleito José Benjamin Arent, com 3.150 votos. Sangão e Treze de Maio completam a lista, tendo sido eleitos Castilho Silvano Vieira, com 4.022 votos, e Clesio Bardini, o Keke, com 4.197 votos.

O PT, na eleição deste ano, igualou o número de prefeitos eleitos, se comparado a 2012. As vagas são representadas por Rosenvaldo da Silva Júnior, em Imbituba, eleito com 16.336 votos, e Salésio Wiemes, em Santa Rosa de Lima, com 975 votos. E ocupando apenas uma vaga, o PSB, que elegeu o prefeito de Capivari de Baixo, Nivaldo Souza, com 7.143 votos.

Matéria Jornal Diário do Sul

Nenhum comentário: