terça-feira, 9 de agosto de 2016

Conflito de interesses causa a primeira crise entre Rosenvaldo(PT) e Zaga(PMDB)

Comunidade unida derrotou a exploração ilegal de areias das dunas

Na quinta-feira, 4, foi oficializada a Coligação de Mãos Limpas por Imbituba, composta pelos partidos PT, PMDB, PDT, PTB e PPS. A chapa tem Rosenvaldo Júnior (PT) e ZAGA da empresa INKOR (PMDB) como candidatos a prefeito e vice na majoritária.

No entanto, a composição entre os dois partidos já capenga com a divisão do PMDB (maior partido da coligação) passa por sério conflito de interesses.

Para especialista a briga na coligação de Rosenvaldo(PT) remete a famigerada retirada de areias de Dunas e a Implantação da Resex .

       Retirada de areia - dunas              

Rosenvaldo Junior (PT) e o candidato a vereador Edorvigem "Dida" da Ibiraquera querem a implantação da RESEX, já o empresário Zaga (PMDB) proprietário da INKOR fábrica de argamassa e tintas tem tendência a liberação da extração de areias das dunas do arroio explorada pela empresa RAVLEN e embargada pelo ICMBio e Secretaria de Desenvolvimento Urbanístico e Sustentável da Prefeitura de Imbituba.

Neste jogo de interesses entra em cena o ex- vereador Evaldo Espezim (PT) que segundo informações é a favor a RESEX e teria se desentendido com membros do PMDB e desistido de sua candidatura à vereança.


                  Resex engessa desenvolvimento de Imbituba

Entenda a Resex

A  Resex é uma unidade de conservação que prevê o uso sustentável dos recursos naturais por populações que sobrevivem das atividades ligadas ao extrativismo, o que não é o caso de Imbituba,  pois, “as comunidades ribeirinhas não vivem exclusivamente da pesca, muito pelo contrário, tem no Turismo” sua força motriz.


Segundo representantes de pescadores e das forças econômicas da cidade a implantação desse sistema de desenvolvimento econômico e sócio – ambiental, engessa o crescimento, fomenta o desemprego e rompe com todos os esforços que nos últimos anos tornou a cidade de Imbituba uma referencia na região



A lição 

A lição que fica é que para certas pessoas investidas de candidatos é apenas um detalhe a vontade da comunidade, suas dificuldades e reivindicações.

Exemplo disso foi às vitoriosas mobilizações das comunidades de Imbituba contra a mineração ilegal e a tentativa de implantar um modelo de desenvolvimento baseado na Resex, que nada tem haver com a vocação turística da cidade.

Parece que à lição não foi aprendida.

.

Nenhum comentário: