Lindi Silva fez adesivos para lembrar-se de acender e apagar o farol
de seu carro. A partir do próximo dia 8 de julho, o uso do farol baixo durante
o dia será obrigatório em todas as rodovias.
Assim que soube que o uso do farol baixo do carro em rodovias durante o dia seria obrigatório, a promotora de eventos Lindi da Silva se adiantou. Apesar de a medida só passar a valer no dia 8 de julho, ela começou a deixar o farol do carro ligado para se acostumar. A tentativa, entretanto, rendeu três chamadas ao guincho. Como ela esquecia as luzes ligadas ao sair do carro, a bateria descarregou três vezes. Depois da dor de cabeça, uma solução criativa: um adesivo no painel do carro com os dizeres “Oi, Lindi, não esqueça de acender e apagar os meus faróis” é o lembrete diário da promotora de eventos.
“Quando
soube da lei, eu vi que ia precisar de um aviso, porque eu esquecia mesmo”, diz
Lindi. Ela avalia que o uso do farol é importante para aumentar a visibilidade
dos veículos nas estradas. “Quando eu estou dirigindo e vejo um carro no
retrovisor com o farol ligado, isso chama a atenção”.
O uso do
farol baixo aceso durante o dia em rodovias será obrigatório a partir da
próxima sexta-feira (8). Quem for flagrado com as luzes apagadas será multado
em R$ 85,13 e terá quatro pontos na carteira de habilitação. A lei que
estabelece a medida foi sancionada pelo presidente interino Michel Temer no dia
24 de maio. A proposta teve início na Câmara dos Deputados e foi aprovada pelo
Senado em abril.
O objetivo
da medida é aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o número de acidentes
frontais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o uso de faróis durante o
dia permite que o veículo seja visualizado a uma distância de 3 quilômetros por
quem trafega em sentido contrário. O farol baixo não pode ser substituído por
farol de milha, farol de neblina ou farolete.
A Polícia
Rodoviária Federal vai começar a multar os motoristas que não estiverem com os
faróis acesos durante o dia nas rodovias a partir do dia 8. Desde que a lei foi
sancionada, os policiais vêm conversando com os motoristas sobre a importância
de usar os faróis ligados.
Para o
assessor de comunicação da PRF, Diego Brandão, os condutores não vão ter
dificuldades em se adaptar à nova regra. “É uma mudança cultural. É importante
que o motorista seja sensibilizado que, adotando essa medida, além de fugir das
penalidades impostas pela lei, ele contribui para a diminuição de acidentes,
que é o mais importante”.
Para
Brandão, qualquer medida que aumente a visibilidade de um veículo pode ajudar
na redução de acidentes. “Apesar de não haver estudos técnicos na PRF sobre o
assunto, temos diversas situações e relatos falando sobre a causa do acidente
ter sido a falta de visibilidade. Então, acreditamos que o aumento da
visibilidade do veículo vai contribuir
para a redução dos acidentes”, diz.
Atualmente,
uma resolução de 1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) apenas
recomenda o uso do farol baixo nas rodovias durante o dia. O uso do farol baixo
durante o dia já é exigido para ônibus, ao circularem em vias próprias, e
motocicletas. Também é obrigatório para todos os veículos durante a noite e em
túneis, independentemente do horário.
Obrigação
Apesar de
considerar que é recomendável o uso do farol aceso quando houver dificuldades
de visibilidade nas rodovias, o professor Paulo César Marques da Silva, do
Programa de Pós-Graduação em Transportes da Universidade de Brasília (UnB), diz
que a medida poderia ser apenas uma recomendação, e não uma obrigação. “Tenho
dúvidas se isso precisava virar lei ou se poderia ser uma recomendação como
boas práticas. Não sei se seria mesmo o caso de tornar lei e, portanto, ter que
fiscalizar, punir quem não estiver cumprindo. Mas, pelo menos, mal não vai
fazer”, diz.
Para ele, os
motoristas podem demorar um pouco para se acostumar com a nova obrigatoriedade.
O único inconveniente da medida, segundo o professor, é o consumo maior de
bateria por causa do uso do farol ligado. Ele defende que os carros saiam de
fábrica com dispositivos que liguem e desliguem os faróis automaticamente. “Eu
mesmo já ando com farol ligado independentemente de estar em rodovia ou não.
Aqui em Brasília é difícil de distinguir quando é ou não rodovia”.
Em Brasília,
os motoristas devem ficar ainda mais atentos à nova medida, porque grande parte
das vias que ligam o centro da capital a regiões administrativas são rodovias,
como a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a Estrada Parque Núcleo Bandeirante
(EPNB), a Via Estrutural, o Eixão Sul e Norte e a L4 Sul e Norte. O
Departamento de Estradas de Rodagens do Distrito Federal (DER-DF) já realiza
blitz educativa para alertar os motoristas sobre a nova norma.
Legislação
A lei teve
origem em um projeto apresentado pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR).
De acordo com o parlamentar, depois que a obrigatoriedade do farol aceso durante
o dia foi adotada nas rodovias dos Estados Unidos, o número de acidentes
frontais diminuiu em 5% e o número de outros acidentes, como atropelamentos e
acidentes com bicicletas, reduziu em 12%. Na Argentina, os estudos mostram que
o número de acidentes diminuiu 28%.
Em 2014,
43.780 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil, de acordo com o
Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde. Em 2015, o Sistema
Único de Saúde (SUS) registrou 132.756 internações em decorrência de acidentes
de trânsito. Nas estradas federais, foram 122 mil acidentes e 6.859 mortes no
ano passado, segundo a PRF.
Sabrina
Craide - Repórter da Agência Brasil
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