sábado, 9 de julho de 2016

Município de Pescaria Brava no mapa da corrupção

Deic prende vereador Arthur da Rosa Santos (PMDB) e mais cinco por suspeita de fraudes em licitações na Celesc

Deu no G1

Seis pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira pela Polícia Civil na Operação Black Out, que investiga crimes em licitações na Celesc. Segundo a investigação, o prejuízo provocado pelo grupo, que atua desde 2006, chega a R$ 645 mil. Entre os presos preventivamente está um vereador da cidade de Pescaria Brava, no Sul de SC, que também é funcionário da empresa elétrica, e o pai dele, ex-funcionário. Os nomes não foram divulgados.

Os dois seriam os responsáveis pela operação do esquema de favorecimento de um grupo de três empresas da mesma família dentro da Celesc, em troca de uma propina que variava entre 5% e 10% do valor do contrato. Os trabalhos de investigação foram conduzidos pelo delegado Walter Watanabe, da Diretoria Estadual de Investigação Criminal (Deic). Segundo ele, pai e filho também já foram indiciados em outros dois episódios de corrupção na Celesc, entre eles o Caso Monreal, que apurou um rombo de R$ 51,7 milhões na estatal.

— A prisão ocorreu desta vez porque ficou comprovado que eles ainda cometiam os mesmos delitos no momento da investigação — afirma Watanabe, que lembrou que tratam-se de prisões preventivas.

Os outros quatro presos são do núcleo empresarial do esquema. Eles obtiam informações privilegiadas e ofereciam diferentes propostas por meio das três empresas suspeitas. A mais baixa invariavelmente vencia a licitação.

Nenhum comentário: