sábado, 22 de agosto de 2015

Comunidade questiona o Secretário Regional Caio Tokarski: “Agora sem Escola de ensino médio e sem creche”

Segundo maior bairro de Tubarão fica sem escola de Ensino médio e alunos são transferido para o bairro Santo Antônio de Pádua que fica do outro lado da cidade

Comunidade do bairro passagem em Tubarão está em pé de guerra com Secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão Caio Tokarski pelo fechamento da Escola Educação Básica João XXIII. Acusam as gestões de Tokarski e anteriores de descaso. Segundo moradores “o desfecho foi esse, quiseram e fizeram tanto pelo fechamento da nossa escola, que CONSEGUIRAM. Alegando que o bairro precisava de creche. Agora a Passagem ficou sem ESCOLA DE ENSINO MÉDIO e SEM CRECHE”.

A reportagem do Diário do Sul de hoje (21) dá um panorama de quantas anda o imbróglio.

“O governo do Estado vai, possivelmente ainda hoje, informar ao Exército de Tubarão a devolução da área onde funcionou durante vários anos a Escola João XXIII, desativada no começo de 2015.

Ao informar o fechamento da escola, em fevereiro, o governo estadual apontou que o local seria cedido à prefeitura de Tubarão para a abertura de um Centro de Educação Infantil. Ficou claro que a cessão seria inviável quando a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) foi buscar a documentação necessária e verificou que o terreno não pertence ao Estado de Santa Catarina, mas sim à União, mais especificamente ao Exército.

“O terreno foi concedido ao Estado enquanto este estivesse sendo utilizado pelo governo. Como houve a desativação da escola e o espaço não está sendo utilizado, gerando até mesmo um problema de insegurança, sendo alvo de vandalismo, o Exército solicitou informações sobre o que será feito no local”, informa o comandante do Exército de Tubarão, major Gilson Tomelin.
Tomelin deixa claro que o Exército não chegou a solicitar o terreno de volta à sua posse, apenas pediu detalhes sobre o destino que seria dado ao local. “Por enquanto não há nada definido sobre isso. 
Estamos aguardando a manifestação do governo do Estado”, apontou em entrevista ao DS ontem.
Em conversa com o secretário de Desenvolvimento Regional, Caio Tokarski, este apontou que, como o Estado não tem a propriedade do terreno, não pode ceder a outro ente, no caso, a prefeitura de Tubarão. “Mantemos nosso desejo de que o local seja utilizado para um CEI, mas vamos optar por devolver o terreno ao Exército neste momento, pois é este órgão que tem a propriedade”, afirmou.

Segundo Caio, o fato de o terreno estar desocupado tem gerado problemas, como a necessidade de pagar seguranças para tentar amenizar o problema do vandalismo. “Isso é um custo extra ao Estado”, diz o secretário.

Ele explica que, para que a ideia da instalação do CEI pela prefeitura seja possível, o poder municipal teria que pedir uma nova cessão do terreno ao Exército, que pode aceitar ou não o pedido. “Agora o Estado não tem mais o que fazer. Devo responder ao Exército amanhã (hoje), informando oficialmente que a escola foi desativada e que devolvemos a posse da área”, diz.

Histórico
A E.E.B. João XXIII foi oficialmente desativada em fevereiro, gerando revolta na comunidade, já que o fechamento foi comunicado poucos dias antes do começo das aulas, através de ofício assinado pelo secretário de Educação do Estado de Santa Catarina, Eduardo Deschamps.

Os vereadores enviaram um pedido ao secretário com o objetivo de solicitar que a decisão fosse reconsiderada, e a comunidade realizou manifestações para impedir o fechamento, mas a decisão permaneceu.

O bairro Passagem, onde está localizado o terreno, é o segundo maior da cidade de Tubarão, com uma população de dez mil habitantes. Pais, alunos e professores também realizaram manifestações pelo não fechamento. A Secretaria de Educação do Estado determinou a transferência dos estudantes para a Escola Jovem, no bairro Santo Antônio de Pádua. O prédio da Escola João XXIII foi colocado à disposição da prefeitura de Tubarão para que fosse usado para atender crianças, em formato de CEI.

Nenhum comentário: