sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Turismo de avistagem de baleias deveria ser incrementado na região lagunar

mirantes porque não?
avistagem de barcos

A temporada de avistamento das baleias francas na região lagunar terminou mais cedo, segundo especialistas “em junho foram avistados 103 mamíferos, um record para o período e isso pode estar ligado a disponibilidade de alimentos e as corrente marítimas”.

O exemplar trabalho realizado por ambientalistas, pesquisadores e entidades ligadas à área não tem a devida correspondência na gestão do Turismo de avistagem desses mamíferos.

Essa dicotomia é fruto da gestão amadora, enganosa, interesseira  que não tem nenhum compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a geração de empregos, renda e bens estar das pessoas.

Porque não a democratização do acesso a crédito para treinamentos de pescadores empreendedores que desejarem comprar ou adaptar seus barcos para desenvolver a eco-viagem como atividade econômica e a instalação de mirantes de forma estratégica, etc.

Muitos são os caminhos para incrementar a indústria limpa gerado pelo turismo.

Com a humildade daqueles que procuram soluções: a instalação de fórum unitário sem ranços, para apontar caminhos, delinear projetos viáveis a curto, médio e longo prazo deveria ser perseguido pelos novos gestores eleitos e por aqueles quem pensam as cidades como um lugar bom para se viver e construir suas famílias.

Nenhum comentário: