Em Camboriú, no perímetro urbano da BR-101, a iluminação é custeada pela Prefeitura
Segundo a assessoria do DNIT afirmou, ao site G1, que desde a criação da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública, o departamento não tem em seu orçamento anual a verba para iluminação das rodovias. O DNIT tenta viabilizar as despesas junto ao Ministério dos Transportes. Enquanto isso se houver interesse, a despesa pode ser assumida pelas prefeituras.
Alguns Prefeitos não querem pagar esse serviço público que pode fazer diferença nas vidas de milhões de pessoas que trafegam pela rodovia.
No sul, o Prefeito de Imbituba, Beto Martins (PSDB) é um deles, também fazem coro as Prefeituras de Tubarão, Sangão, Jaguaruna.
Buscando garantir a segurança de sua população, que utiliza a BR-101 à noite, as administrações municipais de algumas cidades preferiram não arriscar. No viaduto de acesso a Criciúma, na passarela no KM 392, e no perímetro urbano de Maracajá e Santa Rosa do Sul (viadutos e passarelas), as prefeituras decidiram arcar com os custos da iluminação.
E enquanto se debate sobre quem vai pagar a conta pela iluminação da nossa principal estrada, as chances de acidentes envolvendo pedestres, ciclistas e veículos infelizmente crescem na escuridão.
Imbituba as autoridades arrotam ter uma economia sarada que mais cresce no estado, então porque não acabam com essa picuinha para não dizer irresponsabilidade.
Fontes: G1, Folha Norte, Notisul
Nenhum comentário:
Postar um comentário