segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ESTRADA IRREGULAR É REABERTA NO MORRO DE ITAPIRUBÁ


Estrada irregular é reaberta no morro do Balneário Itapirubá, nos limites de Laguna e Imbituba, no Sul do Estado e reacende polêmica levantada pelo Procurador da República Celso Três, em 2008.
Na época a Prefeitura de Imbituba foi obrigada a interditar a “obra”, atendendo uma determinação do Procurador Celso Três que constatou a ocorrência de sérios danos ambientais na área.
A promoção do Procurador da República Celso Três e sua ida para a capital foi a "deixa" para a retomada clandestina da “obra”, à partir de uma rua sem saída na base do morro, uma das principais atrações turísticas da região,  incluída nos limites da área de preservação ambiental (APA) da baleia franca.

Toda a visitação e passagem de moradores no morro eram feitas através de trilhas, mas agora não é difícil ver caminhões carregados com telhas, postes e material de construção passar clandestinamente pela estrada aberta.
Uma estrada assim logo permite a ocupação habitacional irregular e desorganizada, além disso, a estrada passa rente a encosta e a passagem de veículos já começa a provocar erosões no solo de areias e a curto prazo prejudicará centenas de casas de moradores e veranistas na base do morro.
Essa agressão a vida, ao meio ambiente e as lei ambientais passam pelas “BARBAS E BICOS” dos órgãos públicos: Prefeitura, Polícia Ambiental, Ibama, Celesc, que através de favorecimentos políticos permitem estrada clandestina, colocação de poste e caixas de luz com novos padrões que até a pouco eram proibidos.
Pelo jeito o legado que Celso Três deixou e os novos ares de moralidade, cidadania e nacionalismo soprados pelo Presidente do STF, Joaquim Barbosa ainda não chegaram a Imbituba.
Mas isso tem que parar!

Nenhum comentário: