O juiz federal Fausto Martin De Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, foi tema de post no blog “Corruption Currents”, do jornal “The Wall Street Journal“. O site é especializado em notícias e comentários sobre temas como lavagem de dinheiro, propinas e medidas contra o financiamento do terrorismo e do crime organizado.
De Sanctis encontra-se nos Estados Unidos, cumprindo um programa de pesquisas no Judiciário e proferindo palestras em universidades e instituições financeiras.
Reportagem de C.M. Matthews destaca declarações de De Sanctis, para quem o Brasil tem feito progressos no combate à corrupção, mas ainda enfrenta desafios significativos.
Num painel promovido pelo Banco Mundial, na última quarta-feira, o juiz afirmou que a corrupção no Brasil é sistêmica.
Ele alertou para a expectativa de corrupção nos projetos de infraestrutura para o país sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
De Sanctis disse estar preocupado com os contratos bilionários para a realização dos dois eventos esportivos.
O magistrado mencionou o julgamento do mensalão, que tem suas raízes em mudanças legais e institucionais no sistema de justiça nos últimos vinte anos.
Para De Sanctis, “esta talvez seja a maior mudança em nossa luta contra a corrupção”.
Os desafios permanecem, mas a expectativa do juiz é que tenham sido lançadas transformações institucionais profundas no combate à criminalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário