Por Ascom SED
Começou no dia 1º de
fevereiro e segue até março a coleta da Situação do Aluno 2021, segunda etapa
do Censo Escolar da Educação Básica. Esse módulo vai coletar as informações de
rendimento (aprovado/reprovado) e movimento (transferido/deixou de
frequentar/falecido), de todos os alunos da rede pública e privada, que foram
declarados em turma de escolarização na primeira etapa de coleta.
As informações serão
declaradas no Sistema Educacenso, por meio das funcionalidades on-line ou
Migração de Dados. Essa última opção, que pode ser utilizada pelas redes de
ensino e escolas que possuem sistema próprio de gestão escolar, é a forma de
coleta utilizada pelas escolas da rede estadual de Santa Catarina.
Os dados dessa etapa são
importantes para o cálculo das taxas de rendimento, movimento, abandono e do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb (nos anos de sua
aplicação). Além disso, são informações fundamentais para subsidiar a
formulação de políticas públicas educacionais.
A coleta é coordenada
nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep) e, em Santa Catarina, a coordenação estadual é
responsabilidade da Gerência de Estatísticas e Avaliação (Gaebe) da Diretoria
Planejamento e Políticas Educacionais, com a colaboração das Coordenações do
Censo Escolar nas Regionais, Coordenações Municipais e conta com a participação
de todas as escolas públicas e privadas.
A equipe da Gaebe reforça
aos gestores escolares e responsáveis pelo Censo nas escolas públicas e
privadas, a importância do cumprimento dos prazos estabelecidos em Portarias e
a atenção necessária para garantir a fidedignidade dos dados declarados. A
coleta deve ser realizada até o dia 17 de março e a o período de retificação
vai de 04 a 18 de abril de 2022.
Resposta educacional à
pandemia de COVID-19 no Brasil
Juntamente com a coleta da
Situação do Aluno 2021, acontecerá a segunda edição da pesquisa “Resposta
Educacional à Pandemia de COVID-19 no Brasil”. O objetivo da pesquisa é
identificar as ações adotadas pelas escolas brasileiras no cenário da pandemia
de Covid-19.
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