Por Ramalho Lima - via nexperts
A Tesla é uma daquelas empresas que cativam fãs até em
mercados onde não se consome seus produtos. Na última sexta-feira (21), muitos
fãs brasileiros da montadora ficaram eufóricos quando o presidente Jair Bolsonaro demonstrou interesse em trazer uma fábrica da Tesla
para o Brasil. Mas, segundo analistas, essa consideração seria algo bem
inviável, tanto em relação ao mercado nacional quanto em relação ao momento da
companhia.
Uma
tarefa praticamente impossível
Basicamente, a Tesla é uma empresa que só comercializa
carros 100% elétricos, e com foco no segmento de luxo. O modelo mais barato já
começa com o valor de US$ 40 mil, sem personalizações. Não há país na América
Latina com volume de vendas desse tipo de veículo suficiente para chamar a
atenção da Tesla.
Para Paulo Cardamone, da consultoria Bright Consulting,
querer trazer uma fábrica da Tesla para o Brasil “é um sonho de quem não entende
do mercado de automóveis”.
Carregadores elétricos da
Tesla. (Fonte: Pixabay)
Ao logo dos últimos anos, podemos perceber que as
vendas de carros 100% elétricos no Brasil são extremamente baixas, mesmo que
esses números tenham registrado crescimento. Veja quantas unidades foram
vendidas de 2016 a 2019, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de
Veículos Automotores (Anfavea):
- 2016
– 132 unidades
- 2017
– 137 unidades
- 2018
– 176 unidades
- 2019 – 538 unidades
Embora as vendas tenham crescido substancialmente no
ano passado, o número não impacta o mercado se considerarmos todas as vendas de
carros no país, que foi de 2,26 milhões de unidades.
Além disso, a companhia não comercializa veículos
híbridos, somente os 100% elétricos, o que diminui o interesse por parte do
mercado nacional.
As projeções de Cardamone indicam que em 2030 nosso
mercado alcançará apenas 100 mil carros elétricos e híbridos comercializados ao
ano, o que ainda será um número baixo.
Preços
incompatíveis com padrão nacional
A Elektra, revenda em São Paulo que importa carros da
Tesla desde 2016, só vendeu 14 carros da montadora até hoje. Para comprar um
dos carros da empresa aqui, é necessário desembolsar entre R$ 450 mil a R$ 1,2
milhão. De fato, os preços são incompatíveis com os padrões de renda nacionais.
Incentivos
além de nossas possibilidades
Além do alto custo dos veículos, a Tesla só tem
investido em fábricas na China e na Europa. É uma questão de receber incentivos
que valham a pena o risco de se instalar em outro país. Na China, por exemplo,
a companhia recebeu pelo menos US$ 1,4 bilhão em incentivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário