Gestão Alckmin construiu viaduto que liga
estrada a fazenda de empreiteira e os donos da Serveng ganharam um viaduto de
R$ 3 milhões
Gestão
Alckmin construiu viaduto que liga estrada a fazenda de empreiteira e os donos
da Serveng ganharam um viaduto de R$ 3 milhões, segundo interpretação de
técnicos da Dersa, a estatal paulista que cuida de infraestrutura rodoviária e
é a responsável pela obra.
Obra
custou R$ 3 milhões e beneficiou apenas propriedade do grupo responsável pela
construção da via
Dito
de outra forma, os donos da Serveng ganharam um viaduto de R$ 3 milhões,
segundo interpretação de técnicos da Dersa, a estatal paulista que cuida de
infraestrutura rodoviária e é a responsável pela obra.
A
fazenda é do grupo Soares Penido, que teve uma receita de quase R$ 1 bilhão em
2018 e tem duas das herdeiras do negócio na lista de bilionários da revista
Forbes, com US$ 3,2 bilhões. Além do grupo de engenharia, a família detém 15%
da CCR, a maior empresa de concessões do país.
Serveng
e Queiroz Galvão, ambas acusadas de corrupção na Lava Jato, foram às empresas
vencedoras. O valor final da obra, porém, deve ultrapassar R$ 3,2 bilhões, após
aditivos e mudanças no projeto.
Laurence
Casagrande, que foi secretário de Logística e Transportes e presidente da Dersa
no governo Alckmin, disse por meio de seu advogado não se lembrar desse
viaduto, mas afirmou que não há ilegalidade na obra.
O
problema é que o traçado original tinha um grande impacto ambiental e a Cetesb,
agência ambiental do estado, ameaçava não aprovar a obra. Como passava na área
urbana, os gastos com desapropriação seriam elevados.
Em
vez de uma nova licitação, porque a obra mudara completamente, a Dersa decidiu
continuar a estrada com as empreiteiras que haviam vencido a licitação de 2012,
a Serveng e a Queiroz Galvão.
Tanto
em 2012 quanto em 2016 não houve questionamento por parte do governo sobre
eventuais conflitos de interesse de contratar a Serveng para fazer uma estrada
que iria valorizar suas terras.
Segundo
Carnelós, a estrada é fechada e não permite que seja acessada a partir de
alças. No trecho que a reportagem da Folha visitou, era possível chegar à
fazenda pelo viaduto a partir da estrada.
Segue:
“Enfatizo que eventuais viadutos ou outros dispositivos construídos com esse
propósito não podem permitir o acesso privado à rodovia, que é fechada,
conforme eu já esclareci. Portanto nenhum benefício foi proporcionado aos
proprietários cujas áreas foram cindidas pela obra”.
Na
visão do governo, “as construtoras paralisaram os serviços unilateralmente em
dezembro passado”. A nota afirma que a nova diretoria da Dersa ”apoia toda e
qualquer investigação e vai colaborar de forma integral com a Justiça e outros
órgãos de controle para a elucidação de dúvidas em busca do interesse público”.
Beba da Fonte: Mais
informação: Folha de S.Paulo
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