segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Gestão Alckmin construiu viaduto que liga estrada a fazenda de empreiteira

Gestão Alckmin construiu viaduto que liga estrada a fazenda de empreiteira e os donos da Serveng ganharam um viaduto de R$ 3 milhões

Gestão Alckmin construiu viaduto que liga estrada a fazenda de empreiteira e os donos da Serveng ganharam um viaduto de R$ 3 milhões, segundo interpretação de técnicos da Dersa, a estatal paulista que cuida de infraestrutura rodoviária e é a responsável pela obra.

Obra custou R$ 3 milhões e beneficiou apenas propriedade do grupo responsável pela construção da via

Dito de outra forma, os donos da Serveng ganharam um viaduto de R$ 3 milhões, segundo interpretação de técnicos da Dersa, a estatal paulista que cuida de infraestrutura rodoviária e é a responsável pela obra.

A fazenda é do grupo Soares Penido, que teve uma receita de quase R$ 1 bilhão em 2018 e tem duas das herdeiras do negócio na lista de bilionários da revista Forbes, com US$ 3,2 bilhões. Além do grupo de engenharia, a família detém 15% da CCR, a maior empresa de concessões do país.

Serveng e Queiroz Galvão, ambas acusadas de corrupção na Lava Jato, foram às empresas vencedoras. O valor final da obra, porém, deve ultrapassar R$ 3,2 bilhões, após aditivos e mudanças no projeto.

Laurence Casagrande, que foi secretário de Logística e Transportes e presidente da Dersa no governo Alckmin, disse por meio de seu advogado não se lembrar desse viaduto, mas afirmou que não há ilegalidade na obra.

O problema é que o traçado original tinha um grande impacto ambiental e a Cetesb, agência ambiental do estado, ameaçava não aprovar a obra. Como passava na área urbana, os gastos com desapropriação seriam elevados.

Em vez de uma nova licitação, porque a obra mudara completamente, a Dersa decidiu continuar a estrada com as empreiteiras que haviam vencido a licitação de 2012, a Serveng e a Queiroz Galvão.

Tanto em 2012 quanto em 2016 não houve questionamento por parte do governo sobre eventuais conflitos de interesse de contratar a Serveng para fazer uma estrada que iria valorizar suas terras.

Segundo Carnelós, a estrada é fechada e não permite que seja acessada a partir de alças. No trecho que a reportagem da Folha visitou, era possível chegar à fazenda pelo viaduto a partir da estrada.

Segue: “Enfatizo que eventuais viadutos ou outros dispositivos construídos com esse propósito não podem permitir o acesso privado à rodovia, que é fechada, conforme eu já esclareci. Portanto nenhum benefício foi proporcionado aos proprietários cujas áreas foram cindidas pela obra”.

Na visão do governo, “as construtoras paralisaram os serviços unilateralmente em dezembro passado”. A nota afirma que a nova diretoria da Dersa ”apoia toda e qualquer investigação e vai colaborar de forma integral com a Justiça e outros órgãos de controle para a elucidação de dúvidas em busca do interesse público”.



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