sexta-feira, 4 de maio de 2018

Galinha de borracha incomoda políticos e interrompe até votação no Ceará

Se a moda pega! Em Imbituba qual animal você escolheria

Se um elefante incomoda muita gente, uma galinha incomoda muito mais. Que o diga a Câmara de Vereadores da uma cidade no interior do Ceará, chamada, coincidentemente, de Granja. No município, que tem pouco mais de 50 mil habitantes e fica a cerca de 300 Km da capital, Fortaleza, uma galinha de borracha — daquelas com a boca escancarada — tem sido usada como porta-voz dos cidadãos insatisfeitos com a política local. O protesto "da galinha" chegou a fazer uma sessão na Câmara Municipal de Vereadores ser suspensa.

O brinquedo foi batizado de Fiorela e nasceu há cerca de três meses, já com uma verve provocativa. "Em ano eleitoral, os políticos sempre fazem propagandas do tipo 'ele vem aí'. Conversando com um amigo, decidi fazer alguma coisa desse tipo. Comecei a postar em meu perfil pessoal que 'ela vinha aí'. Como vi que tinha muita gente perguntando, decidi continuar", explica David Rodrigues, designer gráfico de 25 anos, que criou a personagem em cima de uma galinha de brinquedo quase nunca usada pelo sobrinho, de três anos.

Em pouco tempo, Fiorela ganhou páginas próprias nas redes sociais, passou a ser reconhecida nas ruas e a frequentar as sessões da Câmara Municipal. Mesmo sem ser bem-vinda. "Ela começou a incomodar. Em uma das sessões, os guardas municipais disseram ter recebido uma ordem para não deixá-la entrar. Eu disse que eles não têm permissão para barrar, a menos que eu faça barulho. E eu, inclusive, tirei o apito que ela tem para nem correr o risco de alguém apertar sem querer", afirma David.

Hoje a sessão da Câmara dos Vereadores de Granja foi suspensa durante uma hora. O motivo foi minha presença. Não consigo entender por que... pois estava lá quietinha sem falar nada. Tenho todo direito como qualquer cidadão de acompanhar o trabalho dos servidores públicos do legislativo. Acabei indo embora por que não achei justo os granjenses pagarem R$ 9 mil de salário de vereadores que só trabalham 2 horas por semana e ainda ficarem sem trabalhar no curto tempo de expediente. Continuarei fiscalizando os nobres funcionários do povo.

#Fiorela2018

Correio Brasiliense (foto: Reprodução/Facebook)

Nenhum comentário: