domingo, 22 de abril de 2018

Imbituba - Cobrança do Imposto Turismo foi suspenso temporariamente

Prefeito Rosenvaldo Junior (PT) ainda não desistiu do pedágio turismo, o único projeto original de sua gestão

Depois de críticas dos mais variados setores da sociedade, o prefeito Rosenvaldo Junior (PT) suspende temporariamente, através de decreto, a Taxa de Turismo Municipal.

A Gestão petista tentou emplacar o imposto no grito sem fazer análise técnica de impactos: ambiental, econômico, de mobilidade urbana e preparação psicológica da única proposta original dessa administração.

A ideia de cobrar imposto sem oferecer infraestrutura turística básica aos visitantes e veranistas pegou mal e poderia se voltar contra o desenvolvimento econômico e turístico da cidade, já que a população e veranistas perceberam que o imposto era apenas um caça-níquel para resolver problemas de caixa da administração municipal.

DEL
Praticamente na metade da gestão, a Prefeitura se reuniu com a Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) para definir e redefinir metas do DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local. 

Analisando as metas traçadas verificamos que os pontos elencados são em sua maioria verdadeiros enxuga gelo. O desavisado até pode cair no blá!blá!blá!, mas na realidade o que tem de concreto é o Acesso Norte que vem da gestão anterior, a compra de duas viaturas para a polícia militar decorrente multas de trânsito e o resto é manutenção de praxe da Prefeitura para manter o mínimo de governabilidade. Gestão PT/PMDB ficou burocraticamente presa na mesmice.

Leia na íntegra a matéria da prefeitura sobre o assunto:

Café com o prefeito discute início do DEL

Por Emanuelle Querino Alves de Aviz
Assessora de Imprensa Prefeitura de Imbituba

A Associação Empresarial de Imbituba ACIM e o prefeito Rosenvaldo da Silva Jr. reúnem-se periodicamente para discutir possíveis soluções para o município. No último encontro, realizado no mês de março, o principal tema foi o início das atividades do DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local, que está iniciando na cidade. Ainda no mês de abril, serão apresentados os resultados da Análise Situacional. O programa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Imbituba, ACIM e FACISC. Confira os demais temas tratados no encontro.

Segurança pública

Sobre os arrombamentos no calçadão o prefeito informou que tem delineado com as polícias Militar e Civil uma linha de trabalho e a busca de mais recursos e efetivo. Será criado um Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública. Ano passado o município comprou duas viaturas e reformou uma, com o dinheiro que faz parte do convênio para fiscalização de alvarás. Há duas viaturas ainda para serem licitadas. No final do ano passado o Estado cortou o recurso para gasolina, foi necessário fazer um reajuste, então todos precisam trabalhar juntos.

Acesso Norte

Foi relatada uma preocupação sobre o abandono da via. O prefeito informou que a obra ficou paralisada por quatro meses por falta de repasse do governo do Estado. Após uma readequação do orçamento o trabalho está seguindo normal e dia 30 de abril o Acesso Norte estará concluído em 100%.

Alvarás de funcionamento

O Município foi questionado quanto a cobrança dos alvarás de funcionamento, especialmente no verão na região norte da cidade. Para a Prefeitura a parceria com a Polícia melhorou muito a fiscalização, mas ainda há muita clandestinidade. O maior problema foi com ambulantes, especialmente queijeiros irregulares. Um levantamento dá conta que de 400 estabelecimentos de hospedagem, apenas 100 são regulares. O problema da liberação de alvará de funcionamento, e depois a falta de condição de habitabilidade, está sendo resolvido com a exigência de um habite-se para liberação do alvará. A abordagem também está sendo ajustada, pois sem um representante legal do estabelecimento a notificação pode ser questionada judicialmente, da mesma forma o preenchimento do registro precisa ser completo para poder gerar o processo e a respectiva multa. Quanto a fiscalização em obras, foi aumentada em 300%.

Taxa de turismo

A cobrança foi suspensa com a assinatura de um decreto pelo prefeito. O foco agora é fortalecer o Conselho de Turismo e avaliar com uma consultoria técnica a viabilidade de uma taxa de turismo para todos os visitantes, não apenas os que ficam hospedados, observando a parte ambiental e de mobilidade urbana, acompanhada de uma revisão do plano diretor e código de obras.

Vigilância Sanitária

A pedido do Núcleo ACIM Escritórios Contábeis já foram realizadas reuniões que foram eficazes na melhora da comunicação interna e no andamento dos processos. Porém ainda são necessárias melhoras no sistema Regin. O prefeito se prontificou em reforçar com a equipe que o atendimento aos requerimentos precisa ser diário devido à grande demanda.

Banheiro público na Barra de Ibiraquera

O Núcleo de Turismo ACIM Barra de Ibiraquera reforçou o pedido para a instalação de um banheiro público, devido ao grande número de pessoas na região e ao risco de poluição da lagoa. De acordo com o prefeito o projeto proposto já foi aprovado pelo departamento de meio ambiente e agora é necessária uma liberação da Secretaria de Patrimônio da União que é a proprietária do terreno.



Nenhum comentário: