sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Operação República Velha: Ada de Luca se manifesta em nota


Por Portal Hulha Negra

Em nota enviada no início da noite desta sexta-feira, a secretária de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) e deputada estadual licenciada, Ada de Luca, se manifestou a respeito da operação da Polícia Federal (PF) de Criciúma.

A ação da PF foi desencadeada em Criciúma, Içara, Morro da Fumaça e em Florianópolis onde foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão.

A operação intitulada República Velha apura possível “caixa 2”, corrupção eleitoral e formação de quadrilha que teriam sido cometidos no decorrer da campanha eleitoral de 2014 da então deputada.

“A investigação prossegue para descobrirmos de onde vinham, ou seja, a origem desses recursos para a campanha. Até agora foram gastos de forma irregular R$ 560 mil, que não foram declarados”, disse o delegado Rafael Broietti, em entrevista coletiva à imprensa nesta manhã.

Apesar da divulgação dos nomes ser vetada à imprensa pela PF, as informações de bastidores se confirmaram em seguida envolvendo ainda o nome do vereador Toninho da Imbralit e Ricardo Bittencourt, presidente da Cooperativa Fumacense de Eletricidade, a Cermoful.

Segundo a PF, as investigações, iniciadas em janeiro, colheram fortes indícios de que, no decorrer da campanha eleitoral de 2014, para eleger a então candidata ao cargo de deputada estadual, os investigados teriam constituído um grupo, composto pela própria candidata, seus coordenadores de campanha, bem como cabos eleitorais e apoiadores, que, valendo-se de meios escusos, voltados a burlar a legislação eleitoral, notadamente a utilização de recursos de origem obscura e não contabilizados, o“ caixa 2”, teria custeado despesas não declaradas à Justiça Eleitoral e promovido o aliciamento de eleitores mediante o oferecimento/dação de dinheiro e/ou vantagens.

Confira a nota de Ada

Em relação a “Operação República Velha”, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira, é importante ressaltar que a própria polícia reiterou, por diversas vezes, que não há envolvimento da Administração Pública nas investigações.

O objeto de investigação diz respeito à prestação de contas da eleição de 2014. Tão logo chegue a meu conhecimento os fatos investigados, os mesmos serão devidamente respondidos.


Ada Faraco de Luca

Nenhum comentário: