segunda-feira, 30 de outubro de 2017

No seu dia Comerciários não tem muito que comemorar

O Dia do Comerciário é comemorado de forma oficial no dia 30 de Outubro, de acordo com a Lei 12.790, promulgada em 14 de Março de 2013. Essa data foi escolhida porque representa um momento de vitória dos comerciários, por melhores condições de trabalho e o fim de uma era de abusos e intransigências trabalhistas por parte de empregadores que só visavam o lucro, sem se importar com a vida de seus empregados.

Origem da data

 Em 29 de Outubro de 1932 cinco (5) mil comerciários marcharam até o Palácio do Catete, onde se encontrava o Governo Federativo da nossa República. Sem ter outra escolha, o então presidente Getúlio Vargas recebeu em seu gabinete os reclamantes. Acabou cedendo aos seus pedidos e assinou no mesmo dia o Decreto de Lei 4042, no qual se determinava que aqueles que trabalham com comércio só devem trabalhar 8 horas diariamente, além de ter descanso remunerado aos domingos.

Comerciários e a nova Lei Trabalhista

Hoje, com a nova lei trabalhista a relação de trabalho mudou e para muitos para pior. Para lideranças trabalhistas a lei abre o precedente para o trabalhador ter ganhos mensais abaixo do salário mínimo. No entanto, eles dizem que a Constituição ainda prevê o pagamento de um salário mínimo e há espaço para questionar a nova regra na Justiça. 

Mas para o Trabalhador no Comércio não há o que comemorar com a nova leia trabalhista e para garantir conquista de direitos e preservar os que já foram conquistas só com organização e mobilização em torno do sindicato se esse for de lutas.

Comerciários de Imbituba

Em Imbituba o Sindicato dos Comerciários tem tradição de lutas em defesa dos comerciários e com a histórica ligação do sindicato com o partido dos trabalhadores presume-se que as reivindicações dos comerciários terão apoio de peso do Prefeito Rosenvaldo (PT). As contradições trabalhistas que ocorrem entre comerciantes e comerciários na temporada de verão mostrará qual o lado da administração Rosenvaldo Junior (PT) 

Leia as principais mudanças da lei trabalhista


Nenhum comentário: