A perspectiva da SCPar
Porto é de que a chegada da nova linha incremente em 100% a movimentação de
contêineres no terminal ainda este ano (Foto navio Cap San Juan)
O navio Cap San Juan, previsto para atracar no Porto de
Imbituba amanhã, marca a abertura de uma nova fase para a economia catarinense.
Dará início às escalas na Cidade Portuária da rota da Ásia. A linha que passa a
ser semanal no porto do Sul de Santa Catarina conta com 13 embarcações
porta-contêineres e atravessa 19 portos entre a América do Sul e a Ásia. A
primeira embarcação chega da Argentina e será recepcionada pelo governador do
Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, gestores da SCPar Porto de
Imbituba, responsável pela administração do porto, e demais representantes das
empresas Hamburg Sud e Santos Brasil, armador e arrendatário do Terminal de
Contêineres (Tecon Imbituba), respectivamente.
Com 331 metros de comprimento, o gigante dos mares que
atracará em Imbituba nesta semana equivale a três campos de futebol, foi
produzido em 2015, na Coreia do Sul, navega com bandeira alemã – país onde foi
registrado – tem 48 metros de boca (largura) e capacidade para transportar até
10.600 TEU. Estão confirmados 350 contêineres para a primeira escala, mas a perspectiva
é de que esse número chegue a 750 unidades por escala até o fim de 2017.
Anunciada em 23 de junho deste ano, a linha Ásia é
considerada uma conquista da comunidade portuária de Imbituba (SCPar Porto de
Imbituba, Santos Brasil, sindicatos, ACIM, Facisc, práticos, rebocadores etc),
que vinha trabalhando em conjunto há aproximadamente dois anos para atrair a
escala. Na concorrência pelo serviço, o Porto da cidade superou dois grandes
portos nacionais.
Para o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba,
Rogério Pupo, entre os fatores que influenciaram a escolha pela cidade está o
fato de o porto estar bem posicionado do ponto de vista tarifário e técnico.
“Temos a maior profundidade entre os portos públicos das regiões Sul e Sudeste,
nossas operações praticamente não são afetadas por mudanças climáticas na
região e há uma importante facilidade de acesso, tanto terrestre quanto
aquaviário, que se destacam em Santa Catarina”, ressalta Pupo.
Com a infraestrutura atual, o porto do município é
capaz de movimentar até 500 mil TEU (unidade correspondente a um contêiner de
20 pés) por ano, um contexto extremamente positivo para o crescimento do
terminal.
Fonte Jornal a Verdade
Um comentário:
Parabéns ao amigo Jailson e toda a equipe do porto.
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