sábado, 19 de novembro de 2016

Ventos fortes atingem Laguna, causam estragos e deixam bairros sem energia


Do Jornal - A Verdade Laguna

Região sul sofreu novamente com as rajadas de vento forte. No fim da tarde de ontem, 17 de novembro de 2016, por volta das 18h10min, chuva acompanhada de rajadas de vento atingiram Laguna. Falta de energia, destelhamentos e queda de árvores foram alguns dos problemas relatados pela Defesa Civil do município. Os ventos registrados foram de 70km/h com rajadas de 92km/h.

A estrutura montada para shows do Universipraia, encerrado na terça-feira, e localizada na Praça Seival, no Mar Grosso, ficou destruída. Uma árvore caiu na área das bicas de água da Fonte da Carioca e um posto teve o telhado danificado.


Anderson Passos da Rocha, o Rochinha, responsável pela Defesa Civil no Município, relata as ações. “Além das situações de destelhamentos, os casos mais sérios foram a queda desta árvore na Fonte da Carioca, onde contamos com a ajuda da Secretaria de Obras e do Corpo de Bombeiros Militar no corte e retirada, e o telhado do posto de gasolina. Não tivemos registro de feridos. A rede elétrica é que foi muito atingida”, pontua o coordenador.


Rochinha destaca também que a Defesa Civil conta com lonas para a população que sofreu com o destelhamento e necessite de uma solução temporária para o problema. “Infelizmente nós não podemos cobrir o dano patrimonial particular da população, mas podemos dar esse auxílio para prevenir temporariamente possíveis problemas”, completa.

Mais de 9.000 consumidores sem energia elétrica
Os danos causados na rede elétrica da Celesc de Laguna foram um dos principais pontos de preocupação. Até as 11h23min de hoje, 18 de novembro, 2.732 unidades consumidoras, das 26 mil existentes, estavam sem energia. O maior pico foi de 9.000 unidades, nos primeiros minutos do evento climático. O relatório da Região sul mostra que neste mesmo horário, municípios como Jaguaruna 4.254 e Imbituba 3.390 sofrem com a falta de luz em 4.254 e 3.390 unidades respectivamente.

O gerente da Celesc em Laguna, Luis Carlos Remor pontua que o prejuízo na rede elétrica foi grande. “Ficamos com três alimentadores fora. Temos uma parte de Cabeçudas, Portinho, Barbacena sem energia ainda e vários consumidores em situações isoladas. Temos equipes multidisciplinares em toda a região, inclusive Laguna. Estamos com a situação aqui controlada, mas é grave. Imbituba é um caso, por exemplo, que sabemos ser mais complicado ainda. Tubarão houve alguns problemas mas foram menores”, destaca Luis.

A grande dificuldade é que a Celesc ainda não havia recuperado todos os problemas causados pelo vendaval de 31 dias atrás. “Não estávamos 100% ainda. Agora temos muitos cabos de alta e baixa tensão partidos e muitos casos isolados, como geradores de bairros, por exemplo. Estamos trabalhando para que até o fim do dia essas unidades consumidoras voltem a receber energia. 

Peço a compreensão e paciência da população, já que as questões dos fios partidos e outros problemas demandam de força humana no local para resolver e isso demanda tempo”, completa o gerente.

A recomendação do Corpo de Bombeiros Militar, da Celesc e da Defesa Civil é de que a população evite acessar áreas de risco, remover vegetação em contato com a rede elétrica e o contato com eventuais fios de alta e baixa tensão partidos.


Consumidores com falta de energia podem contactar a Celesc pelo 0800-48096 ou por meio SMS para o número 48196 e o texto SEM LUZ acompanhado do número da unidade consumidora da Fatura.

Nenhum comentário: