segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Ação conjunta fiscaliza pesca ilegal do camarão

Defeso - todos ganham cuidando bem  do ciclo reprodutivo 

Uma operação entre os batalhões de Florianópolis e Laguna resultou na apreensão de 105 redes de pesca. A Polícia Militar Ambiental apreendeu no litoral entre o meio-dia de sexta e o meio-dia de sábado redes utilizadas para a captura de camarão, que está em período de pesca proibida.
Com as redes foram apreendidos cem quilos de crustáceos. Nenhum pescador foi preso.
Todo o material apreendido foi encaminhado para doação e consumo da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Laguna.

Entenda o Defeso
O Defeso foi estabelecido para que os camarões em período de desova possam procriar sem a interferência predadora do homem, portanto no período de 1º de junho a 31 janeiro, a pesca e comercialização dele é passível de severas sanções e punições.

Também foi estabelecido que neste período fica proibido todas as formas de arrasto, sejam elas motorizadas ou de tração humana, como o chamado "berimbau", conforme  a Instrução Normativa Número 03, de 2004, do Ministério do Meio Ambiente e da então Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (hoje Ministério da Pesca e Aquicultura).

Importante que as comunidades pesqueiras, em torno das lagoas, participem e se conscientizem, pois, todos ganham cuidando bem  do ciclo reprodutivo  dessa espécie de crustáceo.

Nenhum comentário: