segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Cura do câncer infantil chega a 70% dos casos com diagnóstico precoce

Jornal GGN - De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica e da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, a taxa de cura do câncer infantil no Brasil está em 50% dos casos, mas este índice pode atingir até 70% se houver o diagnóstico precoce.  Para ampliar a conscientização em torno do câncer infantil, as entidades estão promovendo a campanha Setembro Dourado, que defende o esforço de diversos setores no tratamento e na luta contra a doença.
O câncer infantil é a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos, ficando atrás apenas de causas externas como acidentes e violência. Informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que 12 mil novos diagnósticos de cãncer infantil ocorrem a cada ano no país, com uma maior incidência na faixa de 4 a 5 anos e também entre 16 e 18 anos.
Diferentemente dos adultos, nos quais os tipos de câncer mais comuns são os carcinomas (como câncer de pulmão e câncer de mama), nas crianças os tipos mais frequentes são leucemia, tumores no sistema nervoso central e linfomas (câncer dos gânglios linfáticos), que, em geral, se originam de células que se desenvolveram nos estágios iniciais da gestação.
Para a campanha, o profissional de saúde que atenda uma criança com câncer também estenda o tratamento para toda a família. O objetivo é que a sociedade civil tenha um papel importante de dar apoio psicológico, principalmente aos que estão em outra cidade para o tratamento e o acolhimento da família e da criança.
Assista o filme para saber mais sobre a campanha, acesse site.


Nenhum comentário: